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Posted on Dezembro 4, 2018

O empreendedorismo e as “novas centralidades” europeias em destaque no SMARTRAVEL18

Entre o vasto painel de oradores, destacamos a participação no Smart Travel da Bulgarian Private Equity and Venture Capital Association (BCVA), representada por Evgeny Angelov, um alto quadro do governo Búlgaro com influência evidente na definição estratégica da política económica daquele país (Ex-Secretário de Estado e Conselheiro do Presidente para assuntos econômicos), e Maria Marinova. Ambos estão a promover a Bulgária, como um destino alternativo para empreendedores, através desta agência, que se dedica a financiar e apoiar novos ativos e startups.

A sua presença no Smart Travel tem como principal objetivo conetar países, partilhar experiências e trabalhar na construção de um ecossistema empreendedor alternativo em que Portugueses (através de Bragança) e Búlgaros possam interagir, dinamizar intercâmbios e novas oportunidades de negócios e abertura de novos mercados.

O mercado global obriga, cada vez mais, a pensar para fora, conquistar novos mercados, e encontrar outros parceiros internacionais, integrando redes de cooperação que representem ganhos de competitividade. Este caso concreto é um bom exemplo, com o valor acrescido de existir uma grande predisposição inicial para conectar Bragança com a Bulgária.

E para além da comitiva Búlgara, o Smart Travel conta ainda com a presença de Normandy Madden, a responsável pela comunicação e estratégia de uma das mais promissoras empresas no mundo, The Digit Group, que está literalmente a “construir” smart cities, nomeadamente, na Asia e América. Normandy vem diretamente da Web Summit para Bragança.

A situação periférica do nordeste transmontano é vista como um desafio para a palestrante.

Junta-se ao rol de oradores Nagore Espinosa, uma brilhante académica dedicada às estratégias de turismo sustentável em todo o mundo, está baseada em Bilbao, Espanha, mas a sua ação desenvolve-se onde é necessário implementar métodos de estudo, observação e construção de Smart Tourism.

Na área da tecnologia marca presença duas empresas consagradas nas soluções tecnológicas associadas ao turismo e às cidades:

a primeira a gigante japonesa NEC, que implementa estruturas tecnológicas de smart cities em todo o mundo, sendo os casos de estudo mais conhecidos o de Santander e agora também o de Lisboa, confirma a presença através do diretor geral em Portugal;

a segunda tecnológica é a Ubiwhere, um consórcio de serviços para cidades que mistura a experiência e a visão com a irreverência, a inovação e a dedicação.

O foco vai ainda para a legislação, oportunidades de financiamento, mecanismos de regulação e promoção, dados e outros tópicos que compõe a discussão sempre em aberto sobre o futuro das cidades, das regiões e nações. O futuro da sociedade livre e empenhada em assumir riscos e enfrentar os desafios.