Latest Updates

Posted on Setembro 27, 2019

Dia Mundial do Turismo: Devolução

Como o Turismo se deve tornar no catalisador de regeneração de regiões periféricas e fomentador da resiliência e sustentabilidade económica e ambiental

 

O evento internacional é, desde 2014, o principal palco de discussão em Portugal sobre as temáticas relacionadas com a inteligência nas cidades, no turismo e estratégias de desenvolvimento.

No Dia Mundial do Turismo que se celebra hoje, recordamos que, até então, os tópicos de Smart Cities – focados na tecnologia e nos dados – e Smart Tourism, seguiam por caminhos separados.

No Smart Travel, começaram a juntar-se as perspectivas, soluções e pensamentos conjuntos sobre como o Turismo é afinal um dos motores das cidades, regiões e países. Como é, afinal de contas, um dos motores económicos do mundo atual.

Mas é também um fator de desequilíbrio em muitos casos. A massificação, a insustentabilidade e a ausência de estratégias acabam por provocar imensos problemas com os quais não é fácil lidar.

Sendo o Turismo transversal a todos os sectores e com impactos locais e globais, o Smart Travel tem vindo a debater as formas de fazer evoluir muitos dos problemas crescentes para uma regeneração económica e social das regiões de forma sustentável, e impulsionando o combate às alterações climáticas por exemplo.

Em 2019, o tema principal do SMART TRAVEL, que decorre de 28 de Novembro a 1 de Dezembro em Bragança, é a “Devolução”. Um tema que convida à reflexão sobre o futuro das cidades de pequena e média dimensão onde a preservação ambiental e cultural deve ser prioritária valorizando os recursos e promovendo-os de forma inteligente garantindo um progresso económico consistente e sem causar danos nos ecossistemas.

Neste Dia Mundial do Turismo, recordamos que foi no Nordeste Transmontano de Portugal, em Bragança, que se iniciou uma discussão inteligente sobre as temáticas que hoje dominam o espectro mediático. Reflexões sobre o futuro das cidades, do turismo, do bem-estar social e económico, da preservação das culturas e saberes ancestrais. A inteligência é o destino e este outono, estará novamente em cima da mesa o diálogo para um mundo melhor e mais inclusivo.